SOFTWARES PARA O AUXÍLIO NO DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS DA FALA

No início de 2012, o Professor Me. Luiz Carlos Querino Filho da Fatec Garça obteve contato com a Professora Dr.ª Cristiane M. Canhetti de Oliveira e a Professora Dr.ª Simone Ap. Capellini, docentes e pesquisadoras da área de Fonoaudiologia da […]

27 de setembro de 2013 9:16 pm Destaque, Notícias

No início de 2012, o Professor Me. Luiz Carlos Querino Filho da Fatec Garça obteve contato com a Professora Dr.ª Cristiane M. Canhetti de Oliveira e a Professora Dr.ª Simone Ap. Capellini, docentes e pesquisadoras da área de Fonoaudiologia da Unesp de Marília.

Conhecendo a experiência do Professor Me. Luiz Carlos Querino Filho no desenvolvimento de aplicativos móveis, as docentes propuseram uma parceria entre a Fatec Garça e a Unesp Marília, visando à pesquisa e desenvolvimento de ferramentas destinadas ao apoio das pessoas com dificuldades de fala e/ou leitura.

Tal proposta foi firmada em um convênio de pesquisa entre as duas instituições de ensino, onde o Professor Me. Luiz Carlos Querino Filho foi designado o responsável técnico pelo projeto e desenvolvimento dos aplicativos, ficando as Professoras Dr.as Cristiane e Simone encarregadas do embasamento científico dos projetos dentro do campo da Fonoaudiologia, bem como o uso e teste dos aplicativos em campo.

Assim, foi iniciado o desenvolvimento de dois aplicativos móveis para o auxílio no diagnóstico de problemas da fala, que podem ser executados em tablets iPad, o Contagem de Disfluências e o Velocidade de Leitura.

Contagem de Disfluências

O aplicativo foi elaborado com base na especificação passada pela Professora Dr.ª. Cristiane M. Canhetti de Oliveira, destinada ao uso no dia a dia da terapia para controle da evolução do quadro clínico de gagueira e outras disfluências.

O aplicativo DISFLUENCY INDEX COUNTERsoftware semelhante e desenvolvido no exterior, disponível para download na App Store, também foi usado como modelo na elaboração deste aplicativo. A intenção é emular as funcionalidades deste software e incluir outros recursos adequados à realidade do Brasil, bem como as necessidades da área de Fonoaudiologia especificadas pela Professora Dr.ª Cristiane.

De posse do aplicativo, o fonoaudiólogo pede à pessoa analisada que fale sobre determinado assunto; enquanto isso, marca por meio de toques no tablet a ocorrência de fluências ou disfluências. Posteriormente, o fonoaudiólogo pode obter um relatório visual das análises gravadas no dispositivo, junto de estatísticas relativas aos dados armazenados.

Para facilitar a utilização dos dados coletados, o aplicativo possui um recurso de exportação dos dados que gera um arquivo com a extensão CSV (Comma Separated Value), possível de ser importado em uma planilha do Microsoft Excel.

Velocidade de Leitura

O outro aplicativo criado para auxílio de crianças carentes com problemas da fala é o Velocidade de Leitura.

A função deste aplicativo é apresentar um texto na tela a fim de possibilitar à pessoa, sendo consultada, lê-lo, folheando as páginas no tablet como se fosse um livro tradicional.

Sua funcionalidade básica de leitura é semelhante a do aplicativo K12 TIMED READING, com o acréscimo dos recursos adequados à realidade brasileira, conforme determinado pela Professora Dr.ª Simone Ap. Capellini, como uma interface e texto de leitura em português.

O procedimento de utilização consiste no fonoaudiólogo iniciar o processo de análise, assim que passa o tablet para o indivíduo que será examinado. Neste momento, será mostrada a primeira página do texto “O guarda-chuva” e o cronômetro será iniciado.

O examinado lê o texto e folheia as páginas, como se estivesse usando um livro normal. Enquanto isso, a contagem de tempo é registrada no aparelho, assim como o áudio da leitura.

A próxima etapa da análise consiste na escuta do áudio gravado pelo fonoaudiólogo, marcando a quantidade de erros detectados durante a leitura. O aplicativo conta com um recurso que facilita esta tarefa: um reprodutor de áudio embutido, que pode ser usado pelo fonoaudiólogo consultar todas as análises, já realizadas no dispositivo.

RESULTADOS OBTIDOS    

A utilização dos aplicativos está sendo feita no CEES (Centro de Estudos da Educação e da Saúde), no Campus I da Unesp Marília, sob a coordenação das Professoras Dr.as Cristiane M. Canhetti de Oliveira e Simone Ap. Capellini

O CEES é um órgão de extensão da Unesp  de Marília, onde são prestados serviços à comunidade de atendimento nos âmbitos psicopedagógico, social e terapêutico para crianças carentes com problemas de aprendizagem, e fica localizado na Avenida Vicente Ferreira, 1278.

Nesse ínterim, o Professor Me. Luiz Carlos Querino Filho da Fatec Garça continua em contato direto com as professoras, com o intuito de agregar aos softwares novos recursos e funcionalidades.

Compartilhe


Veja também