Mecatrônica Industrial

O que o aluno estuda?

A mecatrônica industrial é a integração entre mecânica, eletrônica, automação industrial e informática para o controle de processos industriais. Cálculo, álgebra, estatística, física e mecânica aplicada são importantes para a compreensão das principais disciplinas do curso.

O aluno vai aprender, por exemplo, sobre processos de fabricação mecânica; operação e programação de máquinas, além de robótica industrial, projetos auxiliados por computador (Autocad e Inventor), programação de CLP (controlador lógico programável) e microprocessadores.  

O que o profissional faz?

Planeja, elabora e executa projetos de processos industriais realizados por máquinas e robôs. Moderniza a produção por meio da implantação de processos automatizados, utilizando programas específicos de computador. Implanta e programa robôs e máquinas para as indústrias.

Desenvolve sistemas flexíveis de manufatura como, por exemplo, linhas de montagem adaptáveis para a produção de diversos tipos de produtos. O tecnólogo também está apto a atuar em projetos, implantação, manutenção e gestão de sistemas de energia, inclusive alternativa.

É um profissional bastante requisitado por segmentos diversos da indústria. Projeta, executa e faz a gestão de projetos mecânicos, eletrônicos e de automação. Também desenvolve projetos de sistemas mecatrônicos embarcados em veículos, aeronaves e navios.  A especificidade da mecatrônica é o projeto de sistemas discretos como robôs e sistemas alimentadores industriais.

Onde trabalhar?

Indústrias dos setores metalúrgico, automotivo, mineração, fabricação de máquinas, alimentos, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, saúde e segurança. O tecnólogo pode, ainda, abrir seu próprio negócio ou seguir carreira acadêmica.

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Horários de aulas:Noite: 19h00min às 23h20min
  
Duração da hora/aula:50 minutos
Carga horária total do Curso:2800 horas, sendo 2880 aulas 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação)
Número de vagas oferecidas:Noite: 40 vagas, por semestre
  
Tempo para integralização:Mínimo: 3 anos (06 semestres)
 Máximo: 5 anos (10 semestres)
Forma de Acesso:Classificação em Processo Seletivo – Vestibular
 Realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
  
Coordenador(a) do Curso:Prof. Dr. Edson Detregiachi Filho
Email:edson.detregiachi@fatec.sp.gov.br
  

 

Downloads

Horários de Aulas

Grade Curricular

Projeto Pedagógico

Regulamento Geral dos Cursos

Portaria de Reconhecimento do Curso