EMPRESAS GARCENSES DESPERTAM PARA A CONTRATAÇÃO DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS

EMPRESAS GARCENSES DESPERTAM PARA A CONTRATAÇÃO DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS DA FATEC GARÇA, FORMANDO SEUS FUTUROS PROFISSIONAIS. Profª. Ms. Cláudia Maria Bernava AguillarProf. Ms. Cristóvam E. HerculianiProf. Laerte Edson Nunes  Profª. Ms. Renata Ueno Sales Coordenadores de […]

3 de outubro de 2013 8:34 pm Destaque, Notícias

EMPRESAS GARCENSES DESPERTAM PARA A CONTRATAÇÃO DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS DA FATEC GARÇA, FORMANDO SEUS FUTUROS PROFISSIONAIS.

Profª. Ms. Cláudia Maria Bernava Aguillar
Prof. Ms. Cristóvam E. Herculiani
Prof. Laerte Edson Nunes  
Profª. Ms. Renata Ueno Sales
 
Coordenadores de Estágio – Fatec Garça

O estágio, nesta sociedade competitiva, que busca profissionais qualificados e com atitudes inovadoras, é relevante ao aluno, o qual passará a adquirir experiência profissional, e para as empresas, as quais ganharão em inovações e possibilidade de adequarem seus futuros profissionais a sua cultura organizacional.

Visualiza-se, assim, a relevância da parceria estabelecida entre a faculdade e as empresas. Segundo Lima; Fialho (2013, p. 52), para a faculdade, “o estabelecimento de parcerias permitem cada vez mais o conhecimento da realidade técnica, econômica e social e sua incorporação nos currículos dos cursos, bem como a contribuição para a transformação tecnológica e social que se espera das Instituições de Ensino”. Para a empresa, “representa a oportunidade de encontrar na universidade respostas para seus problemas tecnológicos e consequentemente melhoria da qualidade de produtos e processos, a sua modernização e aumento da competitividade”.

Aulas de Sistema de Informação no Laboratório de Informática da Fatec Garça.

Definido como uma atividade de complementação acadêmica, desenvolvido no ambiente de trabalho, o estágio visa à preparação para a prática produtiva do estudante. Desta forma, as empresas têm vantagens na contratação de estagiários, tais como:

  1. Conseguem unir a experiência de seus colaboradores com a atualização de informações de estudantes qualificados e com disposição para aprender;
  2. Podem treinar os estagiários para que se efetivem no futuro, assumindo áreas ou atividades que exijam uma adequação à cultura organizacional;
  3. Contribui, também, para o desenvolvimento profissional dos alunos, pois incentiva a frequência e o bom rendimento escolar, configurando a Responsabilidade Social das Organizações; e
  4. Conforme art. 3º da Lei 11.788 de 25/09/2008, o estágio não cria vínculos empregatícios. As contratações de estagiários não são regidas pela CLT, portanto, não incide encargo social sobre estas contratações.

ESTAGIÁRIOS FATECANOS NAS EMPRESAS GARCENSES

A FATEC Garça oferece três Cursos Superiores de Graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Empresarial e Tecnologia em Mecatrônica Industrial, qualificando profissionais para atender a demanda dos polos industriais regionais. Desde 2004, oferece alunos estagiários com a orientação necessária para contribuir na melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços.

O estagiário do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas se destaca no espaço de trabalho por analisar, projetar, documentar, especificar, testar e implantar sistemas de computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais, os quais são fundamentais à atuação deste profissional.

Mariângela Marino Calvo, Sócia-Fundadora da Empresa Dataplace Informática, revela que seus funcionários são na maioria ex-estagiários, hoje contratados: “Aqui na Dataplace, empresa que atua no mercado de informática há 24 anos, sempre tivemos estagiários. Uma parcela significativa dos nossos colaboradores é ex-estagiários que foram efetivados. Desde o primeiro dia, o estagiário já faz parte do contexto da empresa, pois é visto como um futuro colaborador. Então, precisam se adequar aos processos da empresa. Nós geramos as oportunidades de crescimento, aprimoramento e atualização do conteúdo do ensino e colocamos a teoria em sintonia com a prática. Os estagiários, normalmente, são muito receptivos aos treinamentos, à adoção de procedimentos, à nossa política da qualidade, enfim a tudo que lhes é proposto e participam com intensidade, pois como estão em busca de novos conhecimentos absorvem com rapidez, com interesse e sem paradigmas. Como somos um fábrica de software, e atuamos no desenvolvimento e implantação de sistemas de Gestão Empresarial (ERP), temos quatro células em que contratamos profissionais/estagiários, que são: programadores/analista de sistemas, analista de produtos, suporte técnico e consultores de implantação. O estagiário passa pelo treinamento básico, que é igual para todos, depois de identificarmos o seu perfil, o direcionamos para o setor que terá mais habilidade, assim o seu desempenho será imediato. Para treinarmos os estagiários, temos uma metodologia desenvolvida pelos nossos melhores profissionais, então gostamos de ensinar, gostamos de passar o nosso conhecimento para aqueles que realmente possuem interesse em aprender e querem ser um profissional, desta área tão promissora, e que continuará crescendo nos próximos anos. Portanto, para aqueles que não têm medo de desafios, vontade em aprender, gostam de tecnologia, aqui com certeza é o melhor lugar para se tornarem um profissional de TI”.

Ana Beatriz Kay Peron, aluna do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ex-estagiária da Empresa Dataplace Informática, efetivada na empresa, revela que: “Como estagiária, a organização me proporcionou a oportunidade de adquirir conhecimentos e aprimorá-los com o passar do tempo. Pude conciliar assuntos abordados na faculdade com atividades executadas na organização, o que contribuiu para meu crescimento profissional e melhor desempenho na faculdade.”.

Ana Beatriz Kay Peron, aluna do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para o estagiário da Empresa Dataplace Informática, Raphael Brandão Rodrigues, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: “O estagiário contribui para a organização com seu conhecimento, opiniões e ideias, pois, também, faz parte do estágio mostrar o melhor de nós para apresentar e aplicar os conceitos e conhecimentos que adquirimos com o nosso estudo. Como estagiário, tive oportunidades de estagiar em diferentes setores e trabalhar oferecendo maior retorno para a organização com meus conhecimentos e habilidades. O ponto mais importante do estágio é o crescimento profissional. O estágio é o primeiro passo para um plano de carreira dentro da organização.”.

Raphael Brandão Rodrigues, aluno do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Empresa Dataplace Informática.

Os alunos matriculados no Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial têm, ao longo do curso, conteúdos para elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente, nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são requisitos importantes a este profissional.

Maria Luísa Ibanhez Lorca, aluna do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial e estagiária na Empresa Garen S/A, diz que o estágio é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional: “Com o desenvolvimento da indústria e suas tecnologias, o mercado anseia por profissionais qualificados. A oportunidade em estagiar na empresa Garen S/A está proporcionando um aperfeiçoamento na minha carreira, pois a cada dia sou orientada a crescer e me desenvolver como profissional no mercado de trabalho, fazendo-me ter uma visão real do que é ensinado na faculdade. Agradeço à empresa que me acolheu de braços abertos, à minha supervisora Carla por nunca deixar de acreditar em mim, sempre me instruindo a tomar as melhores decisões”.

Para Carla Marcello Carvalho Baena, Departamento Financeiro da Garen S/A e Supervisora da estagiária Maria Luísa Ibanhez Lorca, “A contratação de estagiários tem sido uma estratégia importante no ambiente empresarial, tendo algumas vantagens como: a vontade de aprender e uma mente sem vícios, além de ser um agente de intercâmbio entre a escola e a empresa. Para o estagiário, é uma chance de ingressar no mercado de trabalho, obter conhecimentos e uma visão mais ampla do mercado, que é complementada com as teorias recém-absorvidas na faculdade. Todos nós da empresa Garen Automação AS podemos acompanhar a evolução e a vontade de aprender que a Maria Luísa tem demonstrado em todos esses seis meses. Sempre simpática, educada, esforçada, atenta e muito prestativa na execução das tarefas do dia a dia. Estou muito feliz em poder compartilhar um pouco dos meus conhecimentos com ela e tenho certeza que ela vai crescer muito profissionalmente e pessoalmente, pois a carreira dela está apenas começando.”.

Carla Marcello Carvalho Baena, Departamento Financeiro da Garen S/A e a aluna estagiária Maria Luísa Ibanhez Lorca do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial.

A aluna do 2º Termo do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, Ana Beatriz Cardoso Inácio, estagiária na empresa RCG – Tecnologia Eletromecânica Ltda, diz que: “Sem dúvida estagiar é algo muito importante, não só para mim, mas para todos que estão ingressados em uma instituição de ensino. O aprendizado é enorme quando se coloca em prática o que se aprende em aula, não devemos olhar o estágio apenas como algo obrigatório, mas sim como uma grande experiência profissional”.

Tânia L. Barros, Gestora de Área da RCG –Tecnologia Eletromecânica Ltda, ressalta a importância da parceria entre faculdade e empresa: “Toda empresa tem necessidade e a predisposição em formar pessoas. O estagiário aprende e traz consigo a teoria e muitas vezes contribui para com a empresa. Ambos se beneficiam, e o mais importante, o estagiário pode vir a ser efetivado e galgar cargos ao longo do tempo.“.

Aluna Ana Beatriz Cardoso Inácio, estagiária na Empresa RCG.

Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial tem como foco a atividade caracterizada pela automação e otimização de processos industriais, capacitando os alunos para atuarem na execução de projetos, instalação, manutenção e integração desses processos, na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação utilizados na automação de processos discretos da manufatura, além da coordenação de equipes.

O aluno Alex Gomes, do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Estagiário Auxiliar de Projetos na Empresa Inovus Indústria de Máquinas Automáticas Ltda, ressalta que: “A realização do estágio está sendo de grande importância para minha vida acadêmica, pois consigo aplicar os conhecimentos adquiridos, durante o curso, na prática dentro da empresa, como também trago algumas das experiências vividas, no período de estágio, para dentro da faculdade. Faço o estágio desde o 3º semestre, e nas disciplinas dos semestres seguintes, utilizei minha experiência para compreender melhor alguns assuntos abordados e, também, para ajudar alguns outros alunos a entender como aquilo se aplicava efetivamente dentro da empresa, já que a teoria apresentada em sala, em alguns momentos, precisa ser adaptada à realidade da indústria”.

Everaldo Antônio Bento Pereira, engenheiro eletricista formado pela UNESP, especialista em projeto de placas eletrônicas microcontroladas e máquinas automáticas, sócio-proprietário da Empresa Inovus Indústria de Máquinas Automáticas Ltda., cuja empresa é voltada para o projeto e fabricação de máquinas automáticas para as áreas de frigoríficos, avicultura e máquinas CNC, deu seu depoimento como estagiário no passado e hoje como empresário: “Posso falar sobre os dois lados do estágio, pois no último ano de minha graduação em engenharia elétrica fui estagiário e sinto que esta experiência foi muito enriquecedora em minha vida profissional, pois foi meu primeiro contato na área industrial e foi esta experiência que me motivou a atuar na área de máquinas automáticas. Hoje, como empregador, posso dizer que o estágio também é de grande importância para a empresa, pois temos a oportunidade de conviver com a criatividade e o entusiasmo dos alunos que estão ansiosos para experimentar a vida profissional. Podemos dizer que esta relação empresa-estagiário é como uma simbiose, onde o aluno conhece sobre a rotina de uma vida profissional, aplica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, define suas áreas de interesse e adquire experiência profissional e a empresa usufrui dos conhecimentos do estagiário, aproveita para conhecer um novo ponto de vista, desenvolve novas maneiras de trabalhar e ganha experiência em gerenciamento de pessoas. Também, vale salientar que a empresa pode aproveitar o período de estágio para avaliar a possibilidade de contratação de um novo funcionário. Durante o estágio, a empresa acompanha o desempenho do aluno, o interesse pela área, o envolvimento e o conhecimento adquirido na graduação e pode usar estas informações para definir pela contratação do estagiário. Cada estagiário do Curso de Tecnologia em Mecatrônica da Fatec de Garça, que passou pela Inovus, trouxe sua contribuição pessoal, trazendo sempre novas opções para soluções de problemas e novos pontos de vista, e através desta experiência, a empresa conseguiu contratar dois alunos.”.

Everaldo Antônio Bento Pereira, sócio-proprietário da Empresa Inovus Indústria de Máquinas Automáticas Ltda e o estagiário Alex Gomes, aluno do Curso de Mecatrônica Industrial

Pedro Henrique S. Biato, aluno do Curso de Mecatrônica Industrial, estagiário da Empresa PPA, diz que o estágio possibilita a obtenção de conhecimento prático. “O ensino prático que recebo de meus supervisores, coordenadores e dos colaboradores, me proporciona um conhecimento que provavelmente não teria apenas por meio da faculdade. Desta forma, espero atender as expectativas referentes à aplicação de meus conhecimentos.”

Para Marcos Roberto Gomes, Coordenador de Gestão de Pessoas da Empresa PPA“o estágio permite que os alunos universitários vivenciem experiências profissionais indispensáveis para o desenvolvimento de sua carreira. Através do estágio, o aluno poderá aplicar na prática o conteúdo teórico aprendido na faculdade”.

Pedro Henrique S. Biato, aluno estagiário do Curso de Mecatrônica Industrial, Marcos Roberto Gomes, Coordenador de Gestão de Pessoas, Empresa PPA.

Percebe-se, portanto, por meio destes testemunhos, que cada empresa poderá oferecer experiências para os alunos estagiários, contribuindo, assim, para a formação de seus futuros colaboradores.

COMO CONTRATAR ESTAGIÁRIOS FATECANOS?

Para a contratação dos alunos estagiários, alguns documentos são necessários, tais como:
Documento de Acordo de Cooperação (Convênio): Documento que firma o convênio de concessão do estágio de complementação educacional entre a Fatec e a Concedente de Estágio;
Termo de Compromisso: Documento que estabelece as cláusulas e condições que regerão o termo de compromisso de estágio entre a Concedente de Estágio, a Fatec e o aluno;
Projeto de Trabalho de Estágio: São descritas as atividades desenvolvidas no estágio observando sempre se as mesmas estão de acordo com o projeto pedagógico do curso.
Seguro contra acidentes pessoais: A cobertura deve abranger acidentes pessoais ocorridos com o estudante durante o período de vigência do estágio, vinte e quatro horas/dia, no território nacional. Cobre morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente. O valor da indenização deve constar do Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e deve ser compatível com os valores de mercado.
Duração: A duração permitida para a jornada diária de estágio é de seis horas diárias e trinta horas semanais.

Os modelos dos documentos necessários para a contratação dos estagiários estão disponíveis no site da Fatec Garça .

Endereço: Av. Presidente Vargas, 2331 | 17.400-000 | Garça – SP |
Telefone: (14) 3471 4723, ramal 41E-mail do Departamento de Estágio da Fatec de Garça: estagiofatecgarca@hotmail.com

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 28 ago. 2013.

CARTILHA esclarecedora sobre a lei do estágio: lei nº 11.788/2008 – Brasília: MTE, SPPE, DPJ, CGPI, 2008.

LIMA, Isaura Alberton de ; FIALHO, Francisco Antônio P. (2001) Cooperação universidade-empresa como Instrumento de desenvolvimento tecnológico. COBENGE. Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2001/trabalhos/IUE014.pdf. Acesso em: 28 ago. 2013.

Compartilhe


Veja também