Alunos dos cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Tecnologia em Gestão Empresarial, acompanhados de professores da Fatec-Garça, realizaram visita técnica à Usina Nuclear I e II, em Angra dos Reis e à cidade histórica […]
Alunos dos cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Tecnologia em Gestão Empresarial, acompanhados de professores da Fatec-Garça, realizaram visita técnica à Usina Nuclear I e II, em Angra dos Reis e à cidade histórica de Paraty, ambas situadas no Estado do Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de setembro/2013.
Vista Panorâmica (da esquerda para a direita) das Usinas Nucleares Angra I e II, projeção de Angra III em construção
Em Angra dos Reis, alunos e professores foram recepcionados por profissionais da Usina Nuclear de Angra I e II. Após a projeção de um filme sobre o histórico da Usina, assistiram a uma palestra com o engenheiro Chahim, o qual explicou o processo de implantação e funcionamento. Após a palestra, iniciaram a visita às instalações e a observação do reator.
Já em Mabucaba (localizado próximo a Paraty), visitaram o simulador que reproduz a sala de controle de Angra 2, onde são treinados os operadores da Eletrobrás Eletronuclear e operadores de usinas estrangeiras.
Alunos e professores em frente à Unidade de Recepção – Usina Nuclear de Angra dos Reis – RJ. Aguardando início da palestra. Exposição de painéis ilustrativos Angra I e II Para otimizar a viagem, dado o longo percurso, anexou-se ao roteiro da visita técnica, a visita cultural a bela cidade colonial de Paraty considerada Patrimônio Histórico Nacional. Fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras “pés-de-moleque” de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo “Túnel do tempo”. (fonte: http://www.paraty.com.br/historia.asp) Conhecendo um pouco da História de Paraty. Uma das ruas do centro histórico.
Lazer, cultura e gastronomia se misturam nesta charmosa cidade turística. Interior do Engenho´Douro.