No dia 17 de setembro de 2024 as alunas do 6° termo da manhã do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, acompanhadas das professoras Dra. Maria Alda Barbosa Cabreira e Ma. Tamires Serrano Gomes da […]
No dia 17 de setembro de 2024 as alunas do 6° termo da manhã do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, acompanhadas das professoras Dra. Maria Alda Barbosa Cabreira e Ma. Tamires Serrano Gomes da Silva, realizaram uma visita técnica na Cooperativa Recicla Garça, na qual foram recebidas pelo Eng. Cauê Henrique Pelegrineli, técnico da Recicleiros, que explicou todo o processo.
A Cooperativa Recicla Garça é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e reconhecida como entidade ambientalista responsável pela incubação da cooperativa dentro do município de Garça.
A visita além de contribuir para o desenvolvimento das alunas durante as aulas, também proporcionou coleta de dados para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma dupla, que tem como objetivo a análise de cenário da reciclagem na cidade de Garça, a fim de identificarem possibilidades e desafios a respeito do tema.
Além disso, o contato com diferentes estruturas e modelos de negócio oferece uma visão ampla e atualizada do mercado, contribuindo para a formação desses novos profissionais, possibilitando o alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho atual, diante das mudanças cada vez mais intensas e rápidas do mundo do trabalho.
A cooperativa atua no município de Garça realizando a coleta de material reciclável domiciliar, comercial e em empresas públicas, e ainda conta com a parceria de empresas privadas do município que destinam material reciclável de descarte para a cooperativa, proporcionando geração de renda, estrutura adequada de trabalho e possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional para os cooperados.
“A visita técnica na empresa Recicla Garça, ampliou meus conhecimentos sobre processo de reciclagem sustentável. A conscientização da população é essencial, pois para o lixo que acumulamos no dia a dia, é preciso entender que cada resíduo sólido deve ter uma separação e destinação específica para cada tipo. No entanto, a cooperativa ressalta que o material esteja bem higienizado e embalado, pensando na segurança de seus colaboradores”, reforça Thayná Beatriz Pelegrinelli, aluna do 6° termo de Tecnologia em Gestão Empresarial.
A professora Dra. Maria Alda Barbosa Cabreira reforça que a Fatec está aberta a parcerias com empresas e instituições que queiram aproximar os alunos das necessidades atuais, seja por meio de visitas técnicas, outras ações educacionais ou até mesmo por meio do nosso programa CPS Carreiras, que por meio de uma plataforma digital, cria um ambiente de conexão entre empresas, alunos e ex-alunos da instituição, em relação as oportunidades relacionadas ao emprego, geração de renda e amplo desenvolvimento de competências profissionais.
“A visita técnica à Recicla Garça, proporcionou uma visão prática do processo de reaproveitamento de materiais e do impacto social gerado pela iniciativa. Além de realizar a coleta seletiva, a cooperativa desenvolve projetos de inclusão social e conscientização ambiental, oferecendo oportunidades de trabalho para a comunidade local. No entanto, a gestão enfrenta desafios como a necessidade de otimizar processos, garantir o financiamento contínuo e ampliar a conscientização da população para aumentar o volume de resíduos recicláveis. Essas questões tornam a gestão da cooperativa tanto promissora quanto desafiadora.”, conta Jéssica Bertho, aluna do 6° termo de Tecnologia em Gestão Empresarial.
“Durante nossa visita técnica à cooperativa Recicla Garça, fomos conduzidos pelo líder Cauê, que nos proporcionou uma visão detalhada do trabalho realizado após o descarte do lixo doméstico. Tivemos a oportunidade de observar o processo de manejo dos materiais recicláveis e não recicláveis, incluindo a separação dos resíduos sólidos, como vidros, papéis e outros itens. O processo inicia-se com a triagem e a separação dos materiais, e discutimos também a colaboração com empresas parceiras do município. A capacidade produtiva da cooperativa é de 200 toneladas por mês, com a separação de mais de 30 diferentes tipos produtos. A Recicla Garça é uma cooperativa que valoriza o cuidado com a cidade e conta com uma equipe bem-informada e altamente capacitada”, relata Luana Santos De Souza, aluna do 6° termo de Tecnologia em Gestão Empresarial.
A professora Ma. Tamires Serrano Gomes da Silva explica que as visitas técnicas da Fatec Garça fazem parte das ações de aprendizagem contínua proporcionadas pela instituição, com apoio dos coordenadores e execução dos professores, os objetivos das visitas técnicas, vão desde o aprimoramento da aprendizagem até o aumento da empregabilidade, pois criam um ambiente teórico-prático, favorável para o ensino-aprendizagem que refletem na empregabilidade e atuação profissional dos alunos.