VI ENCONTRO IBÉRICO EDICIC EM PORTUGAL

A aluna do VI termo do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar recebeu a aceitação de um trabalho no VI Encontro Ibérico EDICIC que ocorrerá na cidade do Porto, em Portugal […]

15 de abril de 2013 9:35 pm Destaque, Notícias

A aluna do VI termo do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar recebeu a aceitação de um trabalho no VI Encontro Ibérico EDICIC que ocorrerá na cidade do Porto, em Portugal que se realizará nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2013. O trabalho será apresentado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A submissão do trabalho ocorreu através do envio de um resumo contendo os principais aspectos da pesquisa e também pelo inglês fluente.

O EDICIC possui como principal objetivo a troca de conhecimento entre os seus participantes, dentre eles os alunos da graduação e pós-graduação.

É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega instituições e pessoas da área de educação e investigação dedicadas à formação universitária de profissionais nos campos científicos da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivística) da Ibero América e do Caribe.

Neste contexto, os encontros ibéricos do EDICIC começaram a ser realizados, aos quais Portugal se associou desde 2005, promovendo a colaboração científica entre os docentes e investigadores com interesses semelhantes, independentemente da sua área geográfica de origem.

O tema do trabalho foi: Os elementos da cultura informacional que influenciam no comportamento de acesso à informação: um estudo de caso em uma igreja protestante.

O trabalho estuda os elementos que advêm da cultura e influenciam no comportamento de acesso de informação dentro da organização. Deste modo, dentro da Ciência da Informação a pesquisa se foca na área de gestão da informação.

O trabalho foi realizado em igrejas protestantes, na parte administrativa, pois, atualmente, o número dessas igrejas tem aumentado significativamente e também, porque as instituições religiosas são consideradas organizações que, por sua vez, possuem processos e pessoas atuando. Portanto, as igrejas, assim como as empresas, necessitam de gestão e principalmente de informação.

Ressaltamos também que a aluna Selma já teve dois trabalhos publicados em eventos internacionais, o primeiro no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que aconteceu em Florianópolis e o segundo no 20º Simpósio Internacional da Universidade de São Paulo.