UMA AMOSTRA DO TALENTO DE NOSSOS ALUNOS

Trabalho de conclusão do curso de Mecatrônica da FATEC Garça  realizado pelo aluno Marcelo Massao Yoshitome orientado pelo professor-mestre Wilson Chagas Gouveia. SOLUÇÕES EM ESTACIONAMENTOS VERTICAIS                                                                        Marcelo Massao Yoshitome1                                                                              Marceloyoshitome@hotmail.com Prof. Ms. Wilson Chagas Gouveia2                                                            wilsoncg@uol.com.br O […]

24 de setembro de 2013 9:24 pm Destaque, Notícias

SOLUÇÕES EM ESTACIONAMENTOS VERTICAIS

Marcelo Massao Yoshitome1
                                                                              Marceloyoshitome@hotmail.com

Prof. Ms. Wilson Chagas Gouveia2
                                                            wilsoncg@uol.com.br

O aumento do número de veículos circulantes e a maior demanda por vagas em grandes centros urbanos têm propiciado o investimento em empreendimentos como soluções verticais para estacionamentos. Para avaliar a viabilidade de algumas soluções existentes, foi realizada uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso pela Fatec Garça, onde os tipos analisados foram:

1. Edifícios Garagem com rampa

O tipo de garagem mais presente em condomínios de prédios residenciais ou comerciais é aquele com rampa de acesso.

1. Edifícios com elevadores que movimentam os veículos entre os pavimentos

Os edifícios com elevadores possuem uma plataforma com um dispositivo de transporte horizontal que permite retirar o veículo do compartimento de transferência, colocá-lo no elevador e transferi-lo para uma vaga livre.

1. Edifício garagem automático

Existem sistemas totalmente automatizados sendo operados por robôs através da utilização de sistema de transporte controlado por computador a partir do nível de chegada para um espaço de estacionamento e vice-versa.

1. Sistemas com elevadores rotativos

Nos sistemas com elevadores rotativos (figura 1) não é o carro que é movido para vaga de estacionamento, mas, ao contrário, a vaga é movida para a posição do carro na entrada.

Para avaliar o melhor estacionamento a ser implantado, foi montada a Tabela 1, na qual as características de cada uma dessas soluções de estacionamentos recebem uma classificação: bom; regular ou ruim.

Conforme esse estudo, o sistema modular de estacionamento automático e o sistema com elevadores rotativos (na figura 1) são as opções que apresentam o maior número de benefícios.

Vantagem importante desses sistemas é a mobilidade, isto é, eles podem ser transferidos de um local para outro, mesmo depois de implantados, e mais, podem ser instalados em locais com pouco espaço. São construídos em estruturas metálicas e todo o processo de operação para o funcionamento diário pode ser realizado automaticamente sem necessidade de mão de obra especializada.

Figura 1. Projeto do Sistema de estacionamento com elevador rotativo

Fonte: Dysmart (2012)