PROJETO “ Vi ” da APAE DE GARÇA

Com início em agosto de 2010, a Fatec de Garça e a APAE, por meio do Ex-vereador e Professor Wilson Alves, conhecido como “VI” (1948-2011) o qual era, na oportunidade, presidente da instituição, juntamente com […]

21 de março de 2013 9:39 pm Destaque, Notícias

Com início em agosto de 2010, a Fatec de Garça e a APAE, por meio do Ex-vereador e Professor Wilson Alves, conhecido como “VI” (1948-2011) o qual era, na oportunidade, presidente da instituição, juntamente com o Professor Cristóvam Emílio Herculiani montaram um projeto de informática para mais de 80 de seus alunos. Atualmente, este trabalho é realizado de segunda e quarta-feira pela manhã e quarta e quinta-feira à tarde, com o apoio da aluna estagiária Emilly Carolini Pedrassini do 6º T de ADS.

O objetivo do projeto é adequar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, dar suporte e criar novos programas aplicativos aos alunos do ensino especial, por meio de softwares básicos disponíveis, que despertem caminhos interiores e que levem a mobilizar o ambiente pedagógico no sentido de melhorar a qualidade de aprendizagem, tornando-se este, uma ferramenta adequada para o desenvolvimento da inteligência.

Nesse sentido, softwares estão sendo elaborados por meio de TCC’s orientados pelo Prof. Cristóvam e utilizados pelos alunos no laboratório de informática da Apae de Garça. Os softwares já criados são estes:

• Software de Autoria de comunicação para alunos deficientes não-falantes  – Aluno Marcelo Akio Miura;
  • Ferramenta Giusticalc – Calculadora para pessoas com deficiências auditivas e visuais – Aluno Mário Giusti Neto;
  • Software ALFA&KIDS de alfabetização – Aluna Aline de Araujo Faria Primo
  • Software de Matemática Kids – Aluna Bruna Graziele Pansani;
  • Software de Jogos de Matemática (em desenvolvimento) – Aluna Emilly Carolini Pedrassini.

O site da Apae de Garça (www.apaegarca.org.br)  também foi desenvolvido por um aluno da Fatec, Roberto Arruda em seu TCC, com o intuito de mostrar todo o trabalho desenvolvido na entidade e divulgação da mesma.