Professora Regina Ferreira da Rocha defende sua Tese de Doutorado

A professora Regina Ferreira da Rocha defendeu sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília. Em junho de 2023, […]

3 de agosto de 2023 1:20 pm Destaque, Notícias

Em junho de 2023, a professora Regina Ferreira da Rocha defendeu sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cláudia Cabrini Grácio.

A tese intitulada “ANÁLISE DE DOMÍNIO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MULTICAMPI: uma aplicação no Centro Paula Souza” foi avaliada pela banca examinadora: Prof.ª Drª Samile Ándrea de Souza Vanz (UFRGS), Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria (UFSCAR), Prof.ª Drª Ely Francina Tannuri de Oliveira (UNESP) e pelo Prof. Dr. Daniel Martínez-Ávila (Universidad de León/UNESP).

O estudo elaborado pela Profª. Regina, durante seu período de doutoramento, resultou no desenvolvimento de um método para desvendar similaridades e identidade de um curso pertencente a uma Instituição de Ensino Superior (IES) multicampi. O método está sedimentado nas premissas da Análise de Domínio, Análise de Redes Sociais e Análise Bibliométrica. Para tanto, a compreensão da identidade institucional é prerrogativa essencial para efetuar a investigação, baseada na existência de pilares como Ensino, Pesquisa e Extensão. Adotaram-se ferramentas, como o UCINET, software específico à criação das redes e, o software The Coupler, visando caracterizar o curso examinado de cada IES estudada.

O método parte do pressuposto que toda IES possui o corpo docente como atores protagonistas que distingue o curso de sua Unidade de Ensino de outra. Vale salientar que o mapeamento de uma IES multicampi demonstra as similitudes de cursos de determinada área de saber. No Pilar Ensino, as referências bibliográficas presentes em Plano de Ensino Docente definem elementos que podem ser comparados, designando a formação dos discentes. No Pilar Pesquisa, as produções científicas dos docentes, considerando os interesses e as coautorias estabelecidas entre as partes, mais os tipos de publicações (Revistas, Livros, entre outros) denotam as especificidades das IES. Para finalizar, no Pilar Extensão, o tipo de Projeto concebido pelos docentes, suas interações e a tipologia da ação são direcionadas  à sociedade.

Quanto à contribuição, o método favorece a elucidação acerca das peculiaridades do corpo docente de cada instituição, permitindo que o estudante possa escolher um curso ou IES segundo tais especificações. As produções científicas possibilitam a compreensão das temáticas das pesquisas realizadas na IES e, ainda, de projetos de cunho social. Por fim, trata-se de subsídio ao gerenciamento das atividades acadêmicas, desvelando estratégias empregadas para gerar novos conhecimentos, função primordial do Ensino Superior.