Filtro de Daltonismo

Professora da Fatec Garça participa da “Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica” para apresentar estudo sobre a edificação da instituição

A professora Maria Alda Barbosa Cabreira, da Fatec Garça (Faculdade de Tecnologia de Garça), participou nos dias 6 e 7 de outubro de 2025 do evento Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Cultura Material, […]

23 de outubro de 2025 1:18 pm Destaque, Notícias

A professora Maria Alda Barbosa Cabreira, da Fatec Garça (Faculdade de Tecnologia de Garça), participou nos dias 6 e 7 de outubro de 2025 do evento Jornada Patrimônio Cultural da Educação Profissional e Tecnológica: Cultura Material, Espaço e Sujeitos Escolares, realizado em São Paulo. Neste encontro, a professora apresentou o trabalho intitulado “Fatec Garça: Processo histórico da edificação do espaço, mudanças e funções”, de sua autoria em coautoria com Luci Mieko Hirota Simas e Rafael de Carvalho Andriollo.

O evento, conforme divulgado no vídeo oficial, reuniu profissionais da rede de educação profissional e tecnológica, com foco no tema “Cultura Material, Espaço e Sujeitos Escolares”. YouTube A escolha do tema reflete uma preocupação crescente com a valorização dos espaços físicos das instituições de ensino técnico e tecnológico como patrimônio cultural inserido em práticas pedagógicas e sociais.

Durante sua apresentação, a professora Maria Alda abordou o percurso histórico da edificação da Fatec Garça: desde sua concepção, as diversas transformações do edifício, alterações de funções e adaptações espaciais ao longo do tempo. A pesquisa propõe uma leitura do espaço institucional não apenas como “bloco físico”, mas como objeto de memória, de uso e de funcionamento em uma escola tecnológica.

Para a docente, “é fundamental compreender as mudanças físicas pelos seus impactos nas práticas de ensino, convivência e identidade institucional”. O trabalho também identifica como as adaptações do prédio da Fatec Garça acompanharam as mudanças nas demandas de ensino, no perfil dos estudantes e nas práticas pedagógicas, reforçando o caráter dinâmico dos espaços escolares.

O evento proporcionou, ainda, a troca de experiências entre diversas Fatecs e Etecs, por meio de painéis, comunicações e rodas de conversa, reafirmando a importância de pensar os edifícios das escolas técnicas como parte do patrimônio e da história da educação profissional no estado de São Paulo.

A participação da Fatec Garça nessa jornada fortalece o vínculo da instituição com a reflexão patrimonial, apontando para futuros estudos e ações que considerem seus espaços como patrimônio material a ser preservado, interpretado e integrado à cultura escolar.

Compartilhe


Veja também