Prof. Lamarca da Fatec Garça conclui seu Doutorado em Engenharia na USP

O professor Daniel Sá Freire Lamarca, defendeu sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (PPGESA) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), […]

4 de novembro de 2022 1:49 pm Notícias

O professor Daniel Sá Freire Lamarca, defendeu sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (PPGESA) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Késia Oliveira da Silva Miranda.

O professor Daniel Lamarca, docente da Fatec Garça, no dia 31/10/2022 (segunda-feira), defendeu sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (PPGESA) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Késia Oliveira da Silva Miranda.

A tese intitulada “ZOOTEMPO: Sistema de baixo custo de alerta de eventos extremos de temperatura para animais de produção utilizando internet das coisas”, foi avaliada pela banca examinadora: Prof.ª Drª Leda Gobbo de Freitas (UNESP), Prof. Dr. Luis Roberto Almeira Gabriel Filho (UNESP) e pelo Prof. Dr. Tiago Bueno de Moraes (ESALQ/USP).

O estudo elaborado pelo Prof. Lamarca durante seu período de doutoramento, resultou no desenvolvimento do sistema ZOOTEMPO. O sistema é composto por um dispositivo (hardware) baseado em IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) e um programa multiplataforma (software).

O sistema ZOOTEMPO tem como foco monitorar e alertar produtores rurais acerca da ocorrência de eventos de ondas de calor e ondas de frio para animais de produção (aves de corte, aves poedeiras, bovinos de corte, bovinos de leite e suínos). Atualmente, estes eventos climáticos, intensificado pelas mudanças climáticas, têm gerado: I) impacto no bem-estar dos animais (estresse térmico); II) prejuízos financeiros aos produtores e; III) elevação de preços de produtos de origem animal nas prateleiras do mercado. De acordo com o professor Lamarca, o ZOOTEMPO será importante para o setor do Agronegócio, pois irá auxiliar na mitigação de impactos causados por eventos extremos de temperatura (ondas de calor e ondas de frio) nos sistemas de produção animal. Ainda segundo Lamarca, o sistema apresenta como vantagem, possuir um baixo custo de implantação, podendo ser implantado em produtores rurais de pequena, média e grande escala de produção.