Popularmente conhecidos como “drones”, os VANTs (veículos aéreos não tripulados) tem sido alvo de intensa pesquisa na comunidade científica. Muito além de simples “brinquedos” e “curiosidade tecnológica”, esses equipamentos têm sido usados para diversas tarefas […]
Popularmente conhecidos como “drones”, os VANTs (veículos aéreos não tripulados) tem sido alvo de intensa pesquisa na comunidade científica.
Muito além de simples “brinquedos” e “curiosidade tecnológica”, esses equipamentos têm sido usados para diversas tarefas que não poderiam ser realizadas por aeronaves tripuladas tradicionais ou que colocariam a segurança da tripulação em risco.
Monitoramento, vigilância, transporte, ajuda humanitária, análise ambiental e agrícola são alguns dos usos práticos atuais dos veículos aéreos não tripulados.
O Prof. Luiz Carlos Querino Filho do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Garça está desenvolvendo como parte do seu Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional, na USP de São Carlos, um sistema de controle (popularmente conhecido como “piloto automático”) para um grupo de VANTs voando em formação.
Assim como um grupo de pássaros, as aeronaves manterão sincronização na formação com possíveis trocas de líder para manutenção do voo e da missão sendo realizada, mesmo na eventualidade de perda de algum elemento da formação ou surgimento de obstáculos.
Fundamental para esse tipo de sistemas de controle são os dados obtidos por sensores instalados nas aeronaves, bem como a correta definição dos parâmetros que estabelecem a atitude do VANT.
Um artigo que aborda justamente o uso do filtro de Kalman, um algoritmo matemático usado para correta estimação de valores e fusão de dados de sensores, elaborado pelo Prof. Querino, sua orientadora Prof.ª Kalinka Castelo Branco e outros pesquisadores do LSEC – Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos do ICMC-USP, foi apresentado e publicado na ICUAS (International Conference on Unmanned Aircraft Systems) 2015, realizada na cidade de Denver, Colorado, nos Estados Unidos, na semana de 8 a 12 de junho.
O artigo, intitulado “Attitude estimation of a simulated flight and GPS positioning with Kalman filter”, demostra duas aplicações práticas do filtro de Kalman relacionadas aos VANTs e os resultados práticos obtidos.
O trabalho foi apresentado no Denver Marriott Tech Center por Nathássya Barlate Floro da Silva, coautora do artigo e também doutoranda pela USP de São Carlos.
A ICUAS (nternational Conference on Unmanned Aircraft Systems) é um evento anual organizado pela IEEE Control Systems Society e da IEEE Robotics and Automation Society, e reúne pesquisadores de todo o mundo na área.
O artigo completo pode ser obtido pelo IEEEXplore no endereço http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?arnumber=7152357.
Enviado por: Profº Ms. Luiz Carlos Querino Filho