Filtro de Daltonismo

Observatório da publicidade não sexista

Somos um grupo de pesquisadoras com interesse em temas que envolvem a mulher
em contextos de violência ou de discriminação, os quais também aparecem na
publicidade.
Assim, estamos pesquisando desde 2022 sobre os critérios usados pelos observatórios
ibero-americanos para avaliar publicidades violentas, sexistas, discriminatórias e
que representam a mulher em uma situação subalterna.
Diante disso, sugerimos diretrizes para (re)pensar o uso de informações e imagens
com mulheres na publicidade.

  • Coordenadora: Profa. Dra. Luana Maia Woida, luana.woida01@fatec.sp.gov.br,
    http://lattes.cnpq.br/6452895202161120
  • Prof. Dra. Deise Deolindo Silva, deise.deolindo@fatec.sp.gov.br, http://lattes.cnpq.br/9973852496399386
  • Prof. Dra. Maria Alda Barbosa Cabreira, maria.cabreira@fatec.sp.gov.br, http://lattes.cnpq.br/0254700410153523
  • Prof. Dra. Cássia Regina Bassan de Moraes, cassia.moraes@fatec.sp.gov.br,
    http://lattes.cnpq.br/7400213779389091
  • Bolsista CPS 2023-2024: Carolina dos Santos Tomizi, graduada em Getão Empresarial – Fatec Garça, http://lattes.cnpq.br/4993517583502320
  • Bolsista CPS 2022-2023: Najhare da Silva Santos, graduada em Gestão Empresarial – Fatec Garça, http://lattes.cnpq.br/6427099775524823
  • Bolsista CNPq 2023: Maria Fernanda Zanguetim Da Silva, graduada em Mecanização em Agric. de Precisão – Fatec Pompeia Shunji Nishimura, http://lattes.cnpq.br/1972409388590977

Desenvolver atividades com finalidade acadêmica no âmbito da pesquisa e da extensão.

Acolher denúncias de publicidade sexista e violenta.

Compartilhar as denúncias com órgão regulamentador da propaganda brasileira (CONAR) e estimular a extinção de publicidades que usam indevidamente a imagem das mulheres.

Conscientizar a população e as organizações sobrea violência, o sexismo e padrões irreais impostos as mulheres.

Luana Maia Woida; Deise Deolindo Silva; Maria Alda Barbosa Cabreira. “ELEMENTOS DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE OBSERVATÓRIOS IBERO-AMERICANOS DE PUBLICIDADE NÃO SEXISTA”. NO PRELO.

Luana Maia Woida. Critérios adotados por observatórios ibero-americanos na identificação de violência contra as mulheres em propagandas. In: Tania Suely Antonelli Marcelino; Mariângela Spotti Lopes Fugita. (Org.). Mulheres em tempos de pandemia. 1ed.Cultura Acadêmica: São Paulo, 2023, v. , p. 205-234.

Luana Maia Woida. Palestra: Propagandas podem ser violentas? Critérios de observação, classificação e práticas voltados à comunicação mercadológica na era da responsabilidade social. Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal (FATEC-Jaboticabal).

Najhare da Silva Santos. XXXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNESP. Mapeamento Sistemático de Literatura Sobre Identificação de Técnicas Adotadas para Análise das Propagandas Usando o Software “StArt”. 2023.

Nahajre da Silva Santos. 12º CONGRESSO DE PESQUISA CIENTIFICA HUMANISMO, EMPREENDEDORISMO,TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E ETICA. Mapeamento Sistemático de Literatura Sobre Identificação de Técnicas Adotadas para Análise das Propagandas Usando o Software “StArt”. 2022.

Najhare da Silva Santos. 30° SIICUSP – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇAO CIENTIFICA E TECNOLOGICA DA USP. Mapeamento Sistemático de Literatura Sobre Identificação de Técnicas Adotadas para Análise das Propagandas Usando o Software “StArt”. 2022.

Caroline dos Santos Tomizi. Revisão sistemática de literatura sobre a competência de interpretação e crítica das informações na publicidade: alfabetização midiática com foco na publicidade. 2023. CONGRESSO DE PESQUISA CIENTIFICA HUMANISMO, EMPREENDEDORISMO,TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E ETICA

Caroline dos Santos Tomizi. 30° SIICUSP – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇAO CIENTIFICA E TECNOLOGICA DA USP. Revisão sistemática de literatura sobre a competência de interpretação e crítica das informações na publicidade: alfabetização midiática com foco na publicidade. 2023.

O manual foi criado a partir de manuais produzidos e divulgados nos observatórios da propaganda não sexista Ibero-Americanos:

  • Observatorio de la discriminación en rádio y TV (Argentina), em seu Guía de Violencia Simbólica y Mediática
  • Observatorio Andaluz de la Publicidad No Sexista (Espanhol), em seu Decálogo para identificar la Publicidad Sexista;
  • Observatorio de la Imagen de las Mujeres en la Puclicidad (Costa Rica), em seu Guía para identificar el sexismo contra las mujeres en la publicidad;
  • Observatorio de la Publicidad e Información no Sexista (Espanhol), em seu Guía de intervención en publicidad y comunicación sexista;
  • Emakunde – Emakumearen Euskal Erakunde Instituto Vasco de La Mujer, em seu Código Deontológico y de Autorregulación para la Publicidad y la Comunicación no sexistas;

Os principais pontos, que servem de guia para avaliar as publicidades, são:

  • Usar ou justificar a violência contra mulheres em propagandas.
  • Usar padrões e estereótipos sobre as mulheres e os homens.
  • Usar elementos que atribuam inferioridade e dependência à mulher.
  • Sugerir que mulheres são dependentes sob qualquer aspecto.
  • Sugerir que mulheres são emocionalmente instáveis.
  • Sugerir que mulheres não possuem desejos próprios, devendo se submeter às vontades de terceiros.
  • Sugerir padrões de beleza feminina inalcançáveis e que signifiquem sucesso.
  • Usar padrões de beleza únicos, omitindo a diversidade de pessoas.
  • Coisificar o corpo da mulher.
  • Usar linguajar e imagens que discriminem a mulher por qualquer condição.
  • Sexualizar a imagem da mulher.
  • Sexualizar a imagem de meninas.
  • Desconsiderar a diversidade sexual, de gênero e familiar.
  • Ignorar e desvalorizar as mulheres pretas e dos povos originários.

No Brasil, existem leis estaduais e municipais que proíbem a propaganda misógina, sexista e estimuladora de qualquer tipo de violência contra as mulheres.

Exemplos de estados que criaram leis com essa finalidade são:

Rio de Janeiro (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/76bf1bbc5346697c83258217005e7112?OpenDocument&Highlight=0,mulher)

Paraíba (http://www.al.pb.leg.br/29323/comissao-de-direitos-humanos-aprova-multa-a-propagandas-sexistas-e-misoginas-na-paraiba.html)

Santa Catarina (http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2019/17708_2019_lei.html#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2017.708%2C%20de%2022%20de%20janeiro%20de%202019&text=Fonte%3A%20ALESC%2FGCAN.,do%20Estado%20de%20Santa%20Catarina), Maranhão (https://leisestaduais.com.br/ma/lei-ordinaria-n-11913-2023-maranhao-dispoe-sobre-a-proibicao-da-veiculacao-de-publicidade-de-cunho-misogino-sexista-ou-estimuladora-de-qualquer-tipo-de-agressao-ou-violencia-sexual-contra-a-mulher-no-ambito-do-estado-do-maranhao)

Amazonas (https://legisla.imprensaoficial.am.gov.br/diario_am/12/2023/5/9761), Lei Municipal de Goiânia (https://leismunicipais.com.br/a/go/g/goiania/lei-ordinaria/2021/1067/10661/lei-ordinaria-n-10661-2021-estabelece-multa-e-determina-a-suspensao-de-qualquer-veiculacao-publicitaria-misogina-sexista-ou-estimuladora-de-agressao-e-violencia-sexual-no-ambito-do-municipio-de-goiania), Lei Municipal de Feira de Santana (https://www.feiradesantana.ba.leg.br/noticia/4386/publicidade-ou-propaganda-machista-e-que-estimule-viol-ncia-contra-a-mulher-pode-ser-proibida-por-lei-em-feira)

Lei Municipal de Toledo (https://www.toledo.pr.gov.br/sapl/sapl_documentos/norma_juridica/15375_texto_integral)

Em São Paulo, o projeto de lei que rege sobre a publicidade ofensiva contra as mulheres, ainda se encontra em tramitação (https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2134499)

Contribua compartilhando imagens, links e informações de publicidades sexistas, discriminatórias, vexatórias e violentas em relação à mulher.

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