O grupo de pesquisa da Fatec Garça lança o livro “As mulheres nas organizações contemporânea”

Neste mês de março, mês dedicado às mulheres e suas lutas por igualmente, o grupo de pesquisa Informação, Cidadania e Aprendizagem da Fatec Garça lança o livro As mulheres nas organizações contemporânea. Formado pelas professoras […]

27 de março de 2021 5:13 pm Destaque, Notícias

Neste mês de março, mês dedicado às mulheres e suas lutas por igualmente, o grupo de pesquisa Informação, Cidadania e Aprendizagem da Fatec Garça lança o livro As mulheres nas organizações contemporânea.

Formado pelas professoras Claudia Maria Bernava Aguillar, Deise Deolindo Silva, Lúcia Helena F. de Castro Marino, Regina Ferreira da Rocha e, também, por alunas e alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, o Grupo de Pesquisa Informação, Cidadania e Aprendizado (ICA), da Faculdade de Tecnologia “Julio Julinho Marcondes de Moura” – Fatec Garça (Centro Paula Souza), estuda os fenômenos sociais e suas implicações na ambiência organizacional, com foco na cidadania e coletividade.
Das reuniões e dos debates realizados nos últimos anos, percebeu-se um interesse, por parte dos discentes e docentes do ICA, pelos temas que contemplam as mulheres, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Desta forma, muitos trabalhos nasceram e, assim, a necessidade de socializar o que foi produzido neste livro que traz estudos sobre a representatividade das pesquisadoras brasileiras na área da Ciência da Computação; as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras nos cargos de liderança no estado de São Paulo; a mulher no contexto do assédio moral e sexual em organizações bancárias e a cultura do estupro, além de uma pintura (capa deste livro) que evidencia o sentimento interno versus o sentimento externo acerca da realidade do universo feminino.
Em síntese, escrever sobre as mulheres nesta sociedade capitalista é evidenciar o processo de dominação-exploração secular e, também, a luta das mulheres por igualdade e garantia de seus direitos, ou seja, é mostrar as mulheres em movimento por cidadania.

A Fatec Garça parabeniza os integrantes do grupo de pesquisa por este trabalho que ressalta o compromisso da Unidade com a pesquisa científica e tecnológica.

Compartilhe


Veja também