Filtro de Daltonismo

Jogos Empresarias 2016 na Fatec Garça

As ciências sociais não têm um laboratório onde se pode testar teorias, modelos e ações antes de implementá-las. Na gestão empresarial as decisões e as implementações são um padrão de tentativa e erro. Se toda […]

14 de setembro de 2016 10:51 pm Destaque, Notícias

As ciências sociais não têm um laboratório onde se pode testar teorias, modelos e ações antes de implementá-las. Na gestão empresarial as decisões e as implementações são um padrão de tentativa e erro. Se toda a atividade de negócios ocorre em torno das decisões, a simulação empresarial é uma forma de ensinar e aprender a tomar decisão, pois estes simuladores podem ser utilizados como uma ferramenta de aprendizagem, pois eles induzem o pensamento dinâmico e também podem tornar a tomada de decisão divertida uma vez que têm um componente forte de aprendizagem.

A Faculdade de Tecnologia de Garça, Júlio Julinho Marcondes de Moura, adquiriu um sistema de jogos de empresas em um Mercado Virtual, ambientado na Internet, cujo objetivo está relacionado à tomada de decisão.

Os jogos empresarias têm como finalidade facilitar e apoiar a aprendizagem de conceitos relacionados a gestão de empresas pela vivência de processos simulados, nos quais é possível representar a dinâmica de um processo organizacional especifico ou um conjunto deles.

Na educação moderna devemos desenvolver competências nos alunos, com objetivos de formar pessoas preparadas para a atual realidade social e do trabalho. Os jogos têm o papel educacional na tomada de decisão, que combina educação, interdisciplinaridade e entretenimento. Aprender de forma divertida e natural, na medida em que o cérebro reconhece o jogo de maneira agradável e desafiadora. Perder ou ganhar apenas faz parte da construção acadêmica e profissional dos futuros gestores.

Os participantes são, normalmente, reunidos em equipes de 3 integrantes, com a missão de administrar uma das empresas simuladas. As empresas competem entre si durante um período que pode variar de algumas horas a meses. O tempo vai depender da dinâmica e da didática adotada.

A simulação acontece em rodadas de decisões. A cada nova rodada, as equipes tomam decisões como preço, investimento em propaganda, prazos de recebimentos e pagamentos, compras de insumos e máquinas, contratação e demissão de pessoal, empréstimos, financiamentos, etc.

Todas essas decisões são tomadas com base em análises das regras do jogo, das notícias publicadas, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada.

Para orientar e monitorar o grupo, é necessário um mediador. O professor, sendo responsável por orientar, monitorar, negociar, definir prazos e lançar desafios.

Toda a dinâmica é realizada de forma online. Não se faz necessária nenhuma instalação de software ou configuração especial. Basta usar qualquer navegador de internet e pronto!

Os líderes do futuro, são os que criam um propósito que satisfaça as necessidades da empresa e de cada uma das pessoas, pois pessoas felizes são a grande, ou a única, vantagem competitiva sustentável de uma empresa.

Compartilhe


Veja também