Informação, Cidadania e Aprendizado – ICA

GRUPO DE PESQUISA:

INFORMAÇÃO, CIDADANIA E APRENDIZADO – ICA

“Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele. Todo conhecimento, para ser pertinente, deve contextualizar seu objeto” (Edgard Morin)

LINHA DE PESQUISA: Informação Estratégica; Cidadania Colaborativa e Aprendizado Contínuo.

OBJETIVO: Desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares, exercício do pensamento complexo e aperfeiçoamento da competência científica e profissional dos graduandos.

LÍDER: Profª. Ma. Cláudia Maria Bernava Aguillar

E-mail: ica.garca@fatec.sp.gov.br

 
PROFESSORES PESQUISADORES:

Profª Ma. Cláudia Maria Bernava Aguillar

Profª Dr.ª Deise Deolindo Silva

Profª Ma. Isis Ferreira

Profª Ma. Lúcia Helena Fazzane de C. Marino

Profª Ma. Regina Ferreira da Rocha

OBJETIVO GERAL:

Promover o exercício do pensamento complexo, visão holística e reflexiva do indivíduo enquanto profissional, compreendendo os aspectos sociais influenciadores na ambiência empresarial, contemplando a cultura, poder, ética e comportamento. Desenvolvimento da inovação e competitividade aliada à interdisciplinaridade.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Estudar os fenômenos sociais e suas modificações enquanto cultura brasileira e mundial, refletindo sobre suas implicações na ambiência organizacional, com foco na cidadania, colaborativismo e coletividade;
  • Compreender as mudanças científico-tecnológicas e suas influências nas relações e interações humanas no âmbito laboral;
  • Fomentar a pesquisa científica nas organizações com foco na aplicabilidade e aprendizagem baseada na solução de problemas.

TEMAS TRANSVERSAIS:

  • Educação tecnológica, interdisciplinaridade e a produção do conhecimento;
  • Formação para a cidadania e emancipação humana;
  • As mulheres no mercado de trabalho;
  • Assédio moral no ambiente laboral;
  • Precarização do trabalho;
  • Cultura, poder e conflitos nas organizações;
  • Diversidade e ambiência organizacional;
  • Produção e Organização da Informação;
  • Análise quantitativa da Informação;
  • Gestão, Mediação e Uso da Informação;
  • Redes Sociais e Empresariais.