Hemocentro lança aplicativo feito por aluna da Fatec Garça para organizar coleta de sangue

No Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira, 14 de junho, o Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) lançou o Projeto DoAção integrado a um aplicativo para organizar a coleta […]

17 de junho de 2016 10:45 pm Destaque, Notícias

No Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira, 14 de junho, o Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) lançou o Projeto DoAção integrado a um aplicativo para organizar a coleta de sangue e fidelizar o doador.

O projeto DoAção tem por objetivo aplicar os recursos da TI (Tecnologia da Informação) para a captação de doadores e agendamento de doações de sangue, facilitando o planejamento do atendimento (número de funcionários, fluxo de atendimento, preparo de lanches, etc.). Para tanto, foi criada uma aplicação web responsiva, que pode ser executada em diferentes dispositivos (microcomputadores,notebookstablets e celulares) e múltiplas plataformas (android, ios, windows). As funcionalidades implementadas na aplicação permitem a geração de vagas, o agendamento de doações, a confirmação da presença e da doação, a criação de campanhas e o envio de notificações. Espera-se, com a aplicação, ampliar a base de doadores, organizar e agilizar o fluxo de atendimento, além de facilitar a vida dos doadores.

O doador poderá baixar o aplicativo diretamente no seu dispositivo, informar seus dados e agendar quando quer realizar a doação. O Hemocentro é informado imediatamente do agendamento e pode se organizar para receber este doador. Próximo ao dia agendado, o doador recebe uma notificação do compromisso assumido. O paciente agendado tem prioridade de atendimento no dia e horário escolhidos.

O aplicativo também oferece informações importantes para o doador, tais como: quem pode e quem não pode doar sangue, intervalos entre doações e respostas para as principais dúvidas dos doadores. Assim como, a lei que regulamenta a dispensa do ponto para funcionários de empresas que comprovem uma doação.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Hemocentro da Famema e a Fatec de Garça, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Bianca Cardoso, orientada pelo professor Nelson Miranda, que também é coordenador do Núcleo Técnico de Informação (NTI) da Famema.

Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan

Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, enalteceu a iniciativa do projeto. “A data é propícia para uma inovação desta natureza. O aplicativo vai auxiliar o Hemocentro nas necessidades de doações e facilitar a informação ao nosso doador. É a tecnologia a serviço da ação social. Agradeço a todos envolvidos nesse projeto”.

A aluna Bianca Cardoso, da Fatec de Garça, garantiu satisfação redobrada com a apresentação do aplicativo. “É gratificante poder desenvolver um trabalho de conclusão de curso tão útil para auxiliar tantas pessoas. Meu foco esteve sempre nesse sentido. O aplicativo é uma ferramenta completa para dar suporte ao Hemocentro e também agilizar as doações. Nas minhas pesquisas verifiquei essas necessidades que passam a organizar o fluxo de doadores”.

Aluna Bianca Cardoso e o professor orientador, Nelson Miranda

“Nosso curso visa formar o aluno para o mercado de trabalho. Ao desenvolver sistemas de informação ou aplicativos, o aluno integra o conhecimento adquirido na área do ensino e insere na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou o professor da Fatec de Garça, Nelson Miranda.

O coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Maurício Duarte e a Diretora da Fatec de Garça, Fátima Ahmad Rabah Abido também prestigiaram o evento.

O link direto para acessar o aplicativo é http://srvaplic2.famema.br/DoAcao/LoginDoador.aspx.

Para celulares e tablets com Android, pode ser baixado na Play Store (Google Play). Um banner na página da Famema dá acesso direto para baixar o aplicativo na Play Store.

Campanhas

Com a escassez de alguns tipos de sangue, principalmente os negativos, o Hemocentro vem viabilizando diversas parcerias com o objetivo de aumentar o número de doações. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desenvolve a campanha “Doe Sangue” no período de 14 de junho a 14 de julho. A empresa Novelli Marques Prestadora de Serviços fará campanha de coleta de sangue junto aos seus funcionários de 15 a 30 de junho. A Rede Confiança de Supermercados também dá visibilidade à campanha  Junho Vermelho. Na entrada do Setor de Coleta de Doadores no Hemocentro, um arco com balões vermelhos recepciona os doadores. Nas lojas da rede, balões no formato de coração, cartazes e folders ilustram a ação.

Domingo aberto

O Hemocentro estará funcionando excepcionalmente no próximo domingo, dia 19 de junho, das 7h00 às 13h00, para facilitar a coleta de sangue. Pessoas com dificuldade em doar sangue durante a semana, passam a ter a opção neste domingo.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAMEMA
Jornalista Carlos Cesar (Mtb. 32.550)