Fatec Garça realiza atividade socioeducativa “Setembro Amarelo”

18 de setembro de 2021

Compartilhe!

Histórico: O mês de setembro, a partir de 2003, foi intitulado  “Setembro Amarelo”, uma alusão à Prevenção ao Suicídio, com a criação de uma campanha de conscientização sobre essa temática e pela valorização da vida.

A escolha da cor amarela traz a ideia de pintar, iluminar e estampar de amarelo as mais diversas resoluções, garantindo, assim, mais visibilidade à causa (LORENZETTI, 2020).

O Brasil aderiu à campanha em 2015, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que simboliza o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Ações: Os alunos do 1° Termo do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Fatec Garça, estão realizando atividades para marcar o dia e o mês dedicados à Prevenção ao Suicídio.

Inicialmente, os alunos montaram um painel com poemas, letras de música, mensagens motivacionais, bexigas e balas na cor amarela, texto informativo (como anúncios publicitários) sobre o assunto, e durante o referido mês as atividades continuam.

No dia 07 de setembro foi realizada uma palestra aos alunos dos 1° e 5° termos matutino, pela aluna e psicóloga Jéssica dos Santos Polizinani, intitulada “Onde há Vida há Esperança”. No período noturno, a palestra ocorreu no dia 08/09, no formato híbrido, com o intuito de alertar sobre os sinais que demonstram tendências suicidas, maneiras de apoiar às pessoas mais vulneráveis emocionalmente e os canais de acesso às redes de apoio.

Dia 10 de setembro, marco pela valorização da vida, a palestrante juntamente com os demais alunos do 1 termo noturno do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, entregaram cartões amarelos, com frases motivacionais com uma bala aos professores, funcionários e demais alunos da Unidade Escolar.

Confira as fotos: