Uma das principais agências de fomento do país, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou recentemente o resultado da Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº18/2012, cujo objetivo principal é apoiar financeiramente projetos que contribuam significativamente […]
Uma das principais agências de fomento do país, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou recentemente o resultado da Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº18/2012, cujo objetivo principal é apoiar financeiramente projetos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Compõe a lista de contemplados com o apoio financeiro pesquisadores doutores de universidades federais e estaduais, bem como institutos de pesquisa e faculdades com peso científico e impacto social. Entre elas, a Faculdade de Tecnologia de Garça, com seu primeiro projeto aprovado pelo CNPq coordenado pela professora doutora Cássia Regina Bassan de Moraes, cujos recursos serão destinados à compra de materiais bibliográficos importados, doados à Fatec Garça ao término do projeto, assim como poderá ser adquirido um notebook.
O projeto é fruto das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Estratégias Empresariais que está em processo de certificação pelo Centro Paula Souza no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
O objetivo central do projeto é discutir os fatores envolvidos na socialização organizacional que contribuem para os processos de criação de conhecimento e de inovação no setor eletroeletrônico de Garça/SP. Além disso, o projeto também defende que o estudo é necessário do ponto de vista da dinâmica entre os processos e resultados das organizações com a dimensão humana, pois considera que a inserção das pessoas em suas atividades laborais, no uso e aceitação das ferramentas tecnológicas disponíveis, na conscientização da cooperação e nos demais fatores de composição do ambiente, inter diretamente na execução das atividades como também na construção de conhecimento.
Destaca-se que a aprovação advinda do CNPq demonstra que as preocupações teóricas e práticas expostas no projeto são coerentes com um tema relevante e fundamental para o desenvolvimento da inovação das indústrias de Garça/SP.
Para acessar a lista e o edital específico da chamada clique aqui. Na lista referente especificamente a essa chamada, percebe-se que a FATEC Garça foi a única do Centro Paula Souza contemplada com o auxílio financeiro, o que indica que essa faculdade possui qualidade nas ações voltadas à pesquisa acadêmica. A pesquisa acadêmica gera inovação tecnológica, por isso agências de fomento como o CNPq tem incentivado a construção de conhecimento nesse âmbito.