Filtro de Daltonismo

Atividades e resultados da Disciplina: Projeto Integrador em Gestão Empresarial II

Considerando que a ementa da referida disciplina é realizar um ‘Diagnóstico de situação comportamental e propostas de melhoria nos processos de gestão.’ e o objetivo é ‘desenvolver um projeto que integre conjuntos de conhecimentos dos […]

11 de dezembro de 2025 7:21 pm Destaque, Notícias

Considerando que a ementa da referida disciplina é realizar um ‘Diagnóstico de situação comportamental e propostas de melhoria nos processos de gestão.’ e o objetivo é ‘desenvolver um projeto que integre conjuntos de conhecimentos dos componentes curriculares do semestre contemplando aspectos comportamentais como um estudo de clima organizacional e/ou uma análise socioambiental, em situações reais ou simuladas.’, bem como que alcançasse, em especial o desenvolvimento de competências como: ‘Evidenciar o uso de pensamento crítico em situações adversas’, ‘Demostrar capacidade de resolver problemas complexos e propor soluções criativas e inovadoras’, ‘Comunicar-se, tanto na língua materna como em língua estrangeira’, ‘Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspectos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional’, foi proposto um projeto que demandasse tanto discussões teóricas como propusesse prática para os discentes matriculados.

Assim, a proposta de projeto para o semestre foi desenvolver um projeto que integrasse partes das disciplinas do semestre, com destaque para: sociologia, comportamento organizacional, economia, estatística e gestão ambiental.


1) A aproximação aos conteúdos de Sociologia das Organizações os conhecimentos dos componentes curriculares que tangenciam o projeto são: . Interações sociais; Processos sociais e as interferências nas organizações; Cultura brasileira e sua influência nas organizações e Ética nas organizações. 2) Com relação à disciplina de Comportamento Organizacional, os conhecimentos são: sentimentos; comportamento; percepção; Papéis e interações; Política nas organizações e Comunicação verbal e não verbal. 3) Já a disciplina de Estatística aplicada à Gestão, conhecimentos básicos, como população e medidas de posição. 4) Por fim, a disciplina de Gestão Ambiental Empresarial, com aspectos que envolvem a sustentabilidade econômica e social.

Dessa maneira, buscou-se: Desenvolver práticas de coleta e análise crítica da publicidade (considerada um problema complexo para a sociedade, demandando pensamento crítico em sua produção e consumo); Auxiliar com e aproximar os discentes aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas; Introduzir conceitos sobre publicidade sexista e alfabetização publicitária; Colaborar para diminuir o sexismo na publicidade; Incentivar os discentes e a comunidade a realizar denúncias ao CONAR; Estimular que o alunado matriculado aplicasse e compartilhasse os critérios adotados pelo OPeNS nas escolas da região geopolítica de Garça-SP.

Nesse sentido, as atividades incluíram: organizar grupos para leituras e exposição de ideias, participação de palestras e discussões, bem como de produção de material específico para alfabetizar a população sobre a publicidade sexista (a produção de uma cartilha e de folder contendo o conteúdo básico sobre publicidade sexista foi proposto pelos alunos, revisado e corrigido pela docente responsável.), e, por fim, visita a uma escola para esclarecer ao alunado o que é uma publicidade sexista, como e onde denunciar esse tipo de comunicação.
O detalhamento das atividades pode ser visto no Anexo I e os resultados, no Anexo II.

ANEXO- Fotos na visita à Escola

Compartilhe


Veja também