A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para titulares foi tema da palestra proferida por Ezequiel Alves Pereira (http://lattes.cnpq.br/3259647140263381), advogado, DPO e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. A palestra ocorreu […]
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para titulares foi tema da palestra proferida por Ezequiel Alves Pereira (http://lattes.cnpq.br/3259647140263381), advogado, DPO e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
A palestra ocorreu no dia 21 de agosto de 2025. O profissional inseriu o conceito, detalhou as implicações jurídicas e explicou o que são os dados sensíveis. Destacou que esses dados só podem ser coletados com o consentimento do proprietário e que não podem ser vazados ou vendidos, cabendo, inclusive, uma ação judicial contra empresas que descumprem a lei.
Tanto os alunos do 6º termo noturno como os do 3º termo noturno participaram da palestra e aproveitaram para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o tema. Vários deles expuseram situações de invasão e exposição de seus dados e foram orientados sobre os procedimentos cabíveis. Ezequiel Alves Pereira também destacou a relevância da LGPD para os empresários, chamando a atenção para as responsabilidades inerentes aos dados que coletam e a como devem protegê-los, além de explicar como devem reportar em caso de vazamento.
Por fim, comparou e mostrou diferenças com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) europeu, o que nos fez refletir sobre a importância de prevenir problemas com dados de clientes ou parceiros estrangeiros, quando o o tema invade a esfera internacional.