Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial realizaram visita técnica à Vinícola Casagrande, em Lençóis Paulista (SP)

Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial realizaram visita técnica à Vinícola Casagrande em Lençóis Paulista (SP), no dia 30 de abril. A visita foi guiada por Marisa, uma das responsáveis pelo empreendimento e […]

19 de maio de 2022 8:48 pm Destaque, Notícias

Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial realizaram visita técnica à Vinícola Casagrande em Lençóis Paulista (SP), no dia 30 de abril. A visita foi guiada por Marisa, uma das responsáveis pelo empreendimento e quem narrou a história da produção de vinhos artesanais realizada pela família que é de origem italiana.

Há décadas a família se instalou na propriedade, cuja dedicação está em valorizar e preservar costumes italianos, como o de fazer vinhos artesanais e o de produzir o presunto parma.

Marisa explicou para os alunos todo o processo de produção do vinho, desde a plantação com uvas adaptadas ao solo e clima do interior paulista, a colheita, a poda da uva, a fermentação, armazenamento nos barris de carvalho e envase.
Além disso, também mostrou e explicou como o presunto parma é produzido, permitindo aos alunos presenciarem a bela imagem dos produtos no término do cuidadoso processo de fabricação.

Também foi possível observar os barris de carvalho usados para elevar a qualidade e sabor dos vinhos. Marisa destacou que todo o processo é realizado pela família, que já está na quinta geração após a chegada dos italianos.
Nos últimos anos a empresa buscou inovar com a introdução do produto parma e com a variedade de uva Syrah, destinada a produção de vinhos finos. Além disso, ampliou o espaço com a construção de uma belíssima estrutura que amplia o espaço de atendimento do restaurante, no qual massas caseiras podem ser apreciadas.

Por fim, os alunos conheceram a loja em que a família comercializa os produtos da empresa, entre os quais os vinhos tintos, secos e suaves, os brancos e roses. Além desses, é possível adquirir as cachaças de vinho e os sucos de uva também produzidos pela família. Em um diálogo aberto, Marisa contou a história da empresa, e mostrou que apesar dos percalços pelos quais um pequeno empreendimento está submetido, como problemas para conseguir autorização para comercialização fora da propriedade, a família vem conquistando um público cada vez mais fiel.

A visita foi organizada e coordenada pela Profa. Dra. Luana Maia Woida.

Confira as fotos:

Compartilhe


Veja também