Caio Ananias Alves, estudante do 2º Ano ETIM da Escola Técnica Estadual Monsenhor Antônio Magliano, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior pelo programa PIBIC-EM do CNPq, em projeto coordenado pelo professor Marcos Vinícius […]
Caio Ananias Alves, estudante do 2º Ano ETIM da Escola Técnica Estadual Monsenhor Antônio Magliano, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior pelo programa PIBIC-EM do CNPq, em projeto coordenado pelo professor Marcos Vinícius Bueno de Morais, docente do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Fatec Garça.
O projeto entitulado “Desenvolvimento de um granizômetro automático a partir de sensores eletrônicos” foi submetido ao edital e aprovado pelo Centro Paula Souza. Assim, o aluno será contemplado com a bolsa durante 1 ano.
Segundo o professor Marcos, o objetivo da projeto é desenvolver um dispositivo que auxilie os pesquisadores na área de tempestades de granizo. “O dispositivo contará com um sensor que emite um sinal de acordo com a variação da intensidade sonora”, afirma o professor. “Com o dispositivo próximo aos telhados, será possível identificar a duração da tempestade, além do tamanho das pedras de granizo”. O docente destaca que não existem equipamentos como este para este tipo de estudo, o que torna o trabalho inovador.
Tempestades de granizo é um efeito atmosférico extremo que acontece no mundo todo, e que podem causar diversos danos à plantações, animais e construções. O docente destaca que, apesar do granizo ser um evento bastante conhecido e comum, o estudo nesta área é inovador no Brasil. “O conceito do projeto saiu da sensibilidade que nós temos de identificar a chuva de granizo apenas com a diferença de barulho nas telhas”.